A manutenção da sanidade fitossanitária nas principais rodovias e acessos às unidades produtoras é fundamental para evitar focos de proliferação de pragas que podem ser facilmente disseminadas, involuntariamente ou não, e que acabam migrando para as lavouras, aumentando os danos e, consequentemente,os custos de produção agrícola. A APIPA, rotineiramente, tem buscado por meio de sua equipe técnica, identificar plantas voluntárias de algodão presentes nas estradas a fim de eliminá-las, evitando que haja surtos de pragas.

Nessa safra, com a frequência das chuvas nos últimos meses, várias plantas tigueras de algodão emergiram nas estradas e tornaram-se abrigo de pragas, entre elas o bicudo, principal praga do algodoeiro. De conhecimento da situação, nas últimas semanas de fevereiro, a Associação realizou a remoção de plantas tigueras em dois núcleos com histórico de cultivo de algodão: Bom Jesus (que atualmente não cultiva algodão) e Santa Filomena (com 2,15% da área total plantada no estado).

A ação foi concentrada na Estrada da Palestina/Serra do Quilombo (Bom Jesus) e no trecho da BR – 235 (Santa Filomena). A APIPA, buscando fortalecer ainda mais a cadeia da cotonicultura no estado, reforça sua atuação mesmo em locais onde o cultivo cessou, permitindo que seus produtores e novos interessados tenham segurança para investirem cada vez mais na cultura, aumentando a produção de algodão no Piauí, que hoje cultiva mais de 14 mil hectares e tem capacidade para cultivar até dez vezes mais.

Fonte: APIPA

Fotos

Eliminação de tigueras
Dúvidas e informações:
Mais notícias
ABR
Para ser certificado pelo ABR, o agricultor precisa cumprir pelo menos 85% das exigências
Como participar da certificação ABR
dezembro 4, 2024
WhatsApp Image 2024-11-08 at 09.21.37
3º Encontro de Desenvolvimento no Cerrado Piauiense
3º Encontro da APIPA debate progresso da produção de algodão no Piauí
novembro 9, 2024
WhatsApp Image 2022-06-24 at 17.27.47
Setor têxtil brasileiro se destaca
Setor têxtil brasileiro se destaca com tecnologia responsável de rastreabilidade do algodão
março 13, 2023
16
Abrapa e BCI
Abrapa e BCI realizam workshop sobre Manejo Integrado de Pragas e doenças do algodoeiro
março 2, 2023
03
Equipe da APIPA visitaram a Embrapa Cenargen
APIPA visita Embrapa Cenargen e IGA – Instituto Goiano de Agricultura
setembro 20, 2022
WhatsApp-Image-2022-06-24-at-17.27
Ensaios de algodão
A equipe técnica da Apipa deu início as coletas de amostras de algodão…
junho 27, 2022