
CERTIFICAÇÃO ABR/BCI SAFRA 2019/2020
O programa
O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é uma certificação brasileira, gerenciada nacionalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) e conduzida no campo pelas sete associações estaduais participantes.
É específica para a cultura do algodão e tem como base três pilares: social, ambiental e econômico. Os itens do protocolo abrangem os principais requisitos da legislação brasileira. Desde 2013 o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI), entidade situada em Genebra/Suíça que promove a produção sustentável de algodão em 25 países do mundo.
Para alcançar a certificação ABR e o selo BCI, a unidade produtiva deve atingir conformidade mínima em 8 critérios, que são: I) contrato de trabalho; II) proibição de trabalho infantil; III) proibição de trabalho análogo a escravo, indigno ou degradante; IV) liberdade de associação sindical; V) proibição de discriminação de pessoas; VI) segurança, saúde e meio ambiente do trabalho rural; VII) desempenho ambiental; e VIII) boas práticas agrícolas.
No Piauí, o programa ABR/BCI foi implantado pela APIPA na safra 2014/2015, desde então já foram certificados 45.410 hectares do algodão até a safra 2018/2019. A previsão é que na safra 2019/2020 sejam certificados 73% de toda a produção de algodão do estado.
Como vai funcionar na safra 2019/2020.
Diante do cenário, frente ao COVID 19, e visando proteger a integridade das pessoas que estão envolvidas no programa ABR/BCI a Verificação para Certificação da Propriedade (VCP) não será com a presença do auditor na fazenda, todo o processo de certificação ocorrerá de forma remota, através de um software disponibilizada pela certificadora contratada. Cada unidade produtiva que aderiu o programa vai nomear um representante para acessar a plataforma e ao questionário para que possa anexar as evidências requisitadas em cada item.
Período das auditorias
18 de maio a 10 de junho de 2020.
Participantes
Cinco (5) unidades produtivas