A equipe técnica da APIPA, visitou as Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) para apresentar aos produtores mais detalhes do Programa Algodão Brasileiro Responsável para as Unidades de Beneficiamento de Algodão (ABR – UBA). O programa é coordenado nacionalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA) e executado pelas associações estaduais.

A intenção da APIPA é adequar as algodoeiras para certificação na safra 2021/2022. “Nosso objetivo é de preparar as unidades de beneficiamento de algodão com a finalidade de adesão ao programa de forma prática e sustentável para atendimento do protocolo do programa ABR – UBA. Para isso faremos um acompanhamento durante um ano com ajuda de uma consultoria da área industrial para implantação e adequação dos processos e capacitação das equipes”, diz a coordenadora de projetos da APIPA, Lucilene Sousa.

Como funciona o ABR – UBA.

A estrutura do programa para as Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) segue o mesmo arcabouço do ABR para as propriedades rurais, porém, adaptado à natureza da atividade industrial. Com base nos três pilares da sustentabilidade, (ambiental, social e econômico), o ABR-UBA é sustentado por oito critérios de avaliação: contrato de trabalho; proibição do trabalho infantil; proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas; liberdade de associação sindical; proibição de discriminação de pessoas; meio ambiente, segurança no trabalho e saúde ocupacional (NR31) e segurança no trabalho em maquinas e equipamentos (NR12); desempenho ambiental e boas práticas de beneficiamento, em 165 itens de verificação e certificação.

Fotos

Dúvidas e informações:
Mais notícias
capa
Visita técnica
Equipe da APIPA realiza visitas para apresentar os programas de sustentabilidade
setembro 20, 2021
08
Relatório Mensal
Relatório Mensal de safra – setembro
setembro 10, 2021
noticias abrapa
Boletim ABRAPA
Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
setembro 10, 2021
WhatsApp Image 2021-09-09 at 16.15.02
Abrapa
Abrapa visita região produtora no Piauí
setembro 9, 2021
capa
Colheita do algodão
PIAUÍ COLHE A MAIOR MÉDIA DE PRODUTIVIDADE DE ALGODÃO EM CAROÇO DAS ÚLTIMAS 10 SAFRAS
setembro 8, 2021
noticias abrapa
Boletim ABRAPA
Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão
setembro 3, 2021