MANEJO

Bicudo

– Tem se utilizado como mais eficiência aplicações preventivas de Malathion nas bordaduras, com uso de pelo menos 3 aplicações em área total, sendo uma no B1, 50 DAE (média) e na desfolha quando não houver pressão de Bicudo. Essas aplicações devem ser avaliadas em comparação ao BAS – Bicudo por Armadilha por Semana e MIP – Monitoramento Integrado de Pragas.

Soqueiras

– O manejo de soqueiras normalmente é realizado através de forma mecânica (triton) + química com uso de 2,4D. Esse modelo tem tido dificuldade em detrimento da baixa umidade no momento de realização dessa atividade, fazendo com que, algumas vezes, há pouca brotação (área foliar) e as aplicações têm baixa eficiência.

Tigueras

– O manejo de tigueras dentro das áreas de rotação com soja ou milho normalmente tem sido realizado conforme informações abaixo:

SOJA – Dessecação antes do plantio com uso de pré-emergentes e uso de aplicações em pós emergência da cultura;

MILHO – Normalmente as áreas para plantio dessa cultura, é feito preparo de solo, destruindo as soqueiras de forma mecânica com arrancador de soqueiras ou grade e posteriormente uso de 2,4D. Para o plantio do milho tem se utilizado herbicidas em pré-emergência diminuindo assim o número de tigueras nascidas no meio da cultura.

Dúvidas e informações:
Mais notícias
thumbs (4)
Abrapa
Confira o Boletim de Inteligência de Mercado da ABRAPA com as principais notícias do algodão
June 18, 2021
thumbs (3)
Algodão
Andamento das lavouras de algodão no Piauí – 120 DAE
June 18, 2021
thumbs (2)
Apipa no campo
Plantas “Tigueras”
June 18, 2021
WhatsApp Image 2021-03-30 at 11.29.29 (4)
Projeto social
Projeto social da APIPA: capacitação na produção de geleias, doces e compotas de frutas.
June 18, 2021