Treinamento em Aviação Agrícola no Sul do Piauí

Durante os dias 29, 30 e 31 o Engenheiro Agrônomo e especialista em Aviação Agrícola, com mais de 60 anos de experiência, Dr. Marcos Vilela, instruiu profissionais das regiões de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro – Piauí.

Ao todo, profissionais de 18 empresas participaram dos Treinamentos e contribuirão para melhorar a eficiência das aplicações nas propriedades, além de levarem muita informação importante pra casa. O Treinamento em Aviação Agrícola é necessário para o Piauí, visto que há muita informação errônea acerca da Aviação Agrícola, que apesar de ser reconhecido pelo profissionalismo e legalidade, há muitas ações contrárias a esse setor que é importantíssimo para o crescimento do agronegócio brasileiro como um todo.


A vinda do Dr. Marcos Vilela ao Piauí teve a articulação e apoio financeiro da Fazenda São João – GRUPO PIAIA (Baixa Grande do Ribeiro), Associação Piauiense dos Produtores de Algodão – APIPA e Fazenda Progresso – GRUPO PROGRESSO (Sebastião Leal). A programação se deu com um dia de aula teórica e dois dias de aula prática nas Fazendas Progresso e Fazenda São João.

A capacitação em Aviação Agrícola no Estado vem da necessidade de melhor capacitar os profissionais da região atendida, com vários objetivos dentro da cadeia produtiva, sendo os mais diretos, controle eficiente do Bicudo do Algodoeiro e Lagarta Spodoptera Frugiperda nas culturas do Algodão, Milho e Soja, objetivo de capacitar os profissionais para evitar falhas de aplicação fora do alvo (deriva), além de fomentar o melhor uso da pulverização aérea e as tecnologias disponíveis evitando assim problemas com os desperdícios de defensivos agrícolas e proteção ao meio ambiente. 

Outros assuntos discutidos durante os três dias de Treinamento foram a Teoria da Gota, Deriva, Defensivos Agrícolas, Inversão Térmica e Fator Amsdem, além de muitos outros assuntos, já que o Dr. Marcos Vilela é um dos mais renomados quando o assunto é Aviação Agrícola.

Sobre Dr. Marcos Vilela de Magalhães Monteiro

Fundador e Diretor do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica – CBB em Sorocaba, SP desenvolve Pesquisas, Consultoria e Treinamento de Técnicos Agrícolas Executores e Engenheiros Agrônomos Coordenadores em Aviação Agrícola.

Ao longo de 50 anos de atividades profissionais introduziu algumas das tecnologias mais importantes para a Aviação Agrícola brasileira entre elas:

– Ultra Baixo Volume – UBV

– Atomizador Rotativo Micronair AU-3000

– Balizamento por Satélite – GPS

– Ponta de asa Quebra-Vórtices

– Pulverização Eletrostática Aérea

– Baixo Volume Oleoso – BVO

– Descontaminador de Agrotóxicos

– BVO Extendido

Desde a safra 1999-2000 o Dr. Marcos Vilela desenvolve a técnica de Baixo Volume Oleoso BVO® para aplicações aéreas e terrestres para atender as necessidades do tratamento aéreo das culturas de soja e algodão com mais eficiência, maior rendimento, menor custo e menor poluição ambiental. A marca BVO® é marca registrada do CBB.

Fonte: APIPA

Fechar Menu