Arquivo: Projects

Projeto Algodão Brasileiro Responsável – ABR

Sustentabilidade para o Algodão Brasileiro Responsável ABR – (2015-2016) APIPA

Projeto N: 002.2016.09.1.09

Situação: Em andamento

Período de Execução: 01/04/2016 a 30/09/2016

O projeto de Sustentabilidade da APIPA visa à melhoria contínua e cumprimento das normas ambientais e trabalhistas das propriedades de algodão do Estado do Piauí. A proponente propõe com a continuidade das ações do Programa ABR nas algodoeiras, alinhar as questões que envolvem o meio ambiente, as relações do trabalho e saúde e segurança dos trabalhadores das fazendas produtoras de algodão do Estado do Piauí. O Programa é reconhecido nacional e internacionalmente, como uma ferramenta importante para o aumento da competitividade do setor e para melhoria contínua da qualidade da produção de algodão no Estado. Na safra 2014/2015, a adesão foi de 07 propriedades e 06 delas receberam a Certificação ABR e Licenciamento BCI. Os resultados dos Programas (ABR e BCI) são extremamente benéficos aos produtores. Com isso a proponente tem a expectativa de que 80% dos produtores façam adesão ao programa na Safra 2015/2016. As principais entregas do projeto compreendem as adesões de 80% das propriedades visitas, aplicação da VDP em 100% das propriedades produtoras na Safra (2015/2016), a evolução das propriedades de, no mínimo, 2% nos critérios de conformidade e a Certificação de 05 propriedades.

Leia detalhes do Blog

Projeto Fortalecimento

Fortalecimento do Ambiente Institucional da APIPA (Biênio 2016/2017)

Projeto N: 040.2015.09.1.08

Situação: Em andamento

Período de Execução: 01/01/2016 a 31/12/2017

 

O presente Projeto visa a dar continuidade ao processo de fortalecimento institucional da APIPA por meio do reforço e do aprimoramento das ações estratégicas para o desenvolvimento da cadeira produtiva do algodão piauiense. As ações deste projeto beneficiarão todos os produtores de algodão do Piauí, seja pela contratação de pessoal e pela viabilização da representação da APIPA em eventos e reuniões, assim como pela contratação de assessorias especializadas e pela capacitação de funcionários em gerenciamento de projetos. Para a capacitação, o projeto almeja preparar quatro funcionários, realizando visitas ao IBA e outras Associações de produtores de algodão para que esses conheçam e prospectem novos projetos e consolidem o conhecimento em elaboração e prestação de contas de projetos financiados pelo IBA. As ações do presente projeto perdurarão por 24 meses. O Fortalecimento trata-se de um projeto de fundamental importância, pois garante a credibilidade dos resultados ora alcançados e a continuidade dos trabalhos ofertados pela Associação.

 

Equipe APIPA:

Francisco de Sales Battisti Archer (Diretor Executivo) – sales.new@hotmail.com

Felipe Tôrres Ribeiro (Coordenador Administrativo e Financeiro) – felipe@apipa.com.br

Lucilene Pereira de Sousa Moraes (Coordenadora de Projetos) – lucilene@apipa.com.br

Marinete Silva Marques Teixeira (Analista Contábil) – marinete@apipa.com.br

Adriana Santana de Araújo (Assistente Administrativo) – adriana@apipa.com.br

Leia detalhes do Blog

Projeto Bicudo

Programa Piauiense de Monitoramento De Pragas e Ações Para Melhorar a Rentabilidade da Cultura Do Algodoeiro No Período das Safras 2016/2017 e 2017/2018.

Projeto N: 014.2016.09.1.01

Situação: Aprovado (Aguardando Início)

Período de Execução: 01/10/2016 a 31/10/2018

O presente projeto tem o objetivo de mapear e monitorar as principais ocorrências de pragas do algodoeiro nas lavouras do estado do Piauí. O principal foco é demonstrar para os produtores a importância do monitoramento de pragas como uma ferramenta determinante para definição das estratégias de manejo a serem implementadas no manejo da cultura.

Considerando que o projeto tem como foco o monitoramento de pragas na cultura do algodoeiro, este está enquadrado na atividade de “controle, mitigação e erradicação de pragas e doenças”, alínea “A”, do item 5, do Memorando de Entendimento relativo ao Contencioso do Algodão (WT/DS267).

Leia detalhes do Blog