Produção de algodão pode alcançar novo recorde na safra 2018/19

A expectativa é que a safra nacional 2018/19 de algodão em pluma alcance novamente recorde de produção, de acordo com informações do  Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Esse crescimento deve ocorrer em consequência do aumento de área semeada. 

A elevação também está associada à maior rentabilidade do algodão frente às demais culturas concorrentes em áreas e ao ambiente favorável para contratos antecipados (a serem cumpridos em 2019 e também 2020). 

Nessas condições, pelo segundo ano consecutivo, o Brasil continua como o quarto maior produtor do mundo e, ultrapassando a Índia, deve se tornar o segundo principal exportador, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 

No período de tomada de decisão sobre a temporada 2018/19, o algodão era uma das poucas culturas com expectativa de manutenção de preços atrativos. Com isso, produtores tradicionais consultados pelo Cepea e também aqueles com disponibilidade de crédito e possibilidade de colheita e beneficiamento terceirizados aumentaram a área e/ou passaram a cultivar algodão. 

Fechar Menu