Curso de NR 12 é realizado na Fazenda Canel em Uruçuí

Entre os dias 23 e 24 de janeiro, a Apipa promoveu o curso de NR12 – Segurança e no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, na fazenda Canel, em Uruçuí. O curso aconteceu em parceira com o Instituto Treinar, como parte do Projeto de Sustentabilidade para o Algodão Brasileiro Responsável.  

Nos dois dias de cursos, 11 participantes foram capacitados para realizar atividades na Segurança e no Trabalho em Máquinas e Equipamentos atendendo aos requisitos da Norma Regulamentadora 12, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foi abordado a descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles, o funcionamento das proteções, como e por que devem ser usadas; além de alertar com os colaboradores sobre as circunstâncias em que uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção.

Os colaboradores foram informados sobre o que fazer caso uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento, segurança para os riscos mecânicos, elétricos e outros oriundos dos trabalhos com máquinas e equipamentos; método de trabalho seguro; permissão de trabalho; sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

Durante a capacitação foi feita uma visita técnica em todas as áreas da Fazenda, sendo questionados as condições de proteções das máquinas e equipamentos e dando as orientações em conformidade com o assunto teórico.

Fechar Menu