Apipa promove curso de capacitação em NR 20 na Fazenda Canel e Fazenda Progresso

A Apipa promoveu entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro turmas de capacitação em NR 20 nas cidades de Uruçuí e Sebastião Leal.

A primeira turma de NR 20 aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro, na Fazenda Canel, em Uruçuí.  Este treinamento teve o objetivo de transmitir aos alunos conhecimentos constantes na vigésima Norma Regulamentadora de Segurança no Trabalho voltada para a segurança nas atividades envolvendo Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a capacitação ocorreu na Fazenda Progresso, localizada no município de Sebastião Leal. Ambas as turmas foram executadas em parceria com o Instituto Treinar.

O curso foi desenvolvido em 2 módulos:

Módulo I – parte teórica, onde foram abordados assuntos relacionados aos inflamáveis sobre suas características, propriedades, perigos e riscos; os controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis; as fontes de ignição e seu controle; a proteção contra incêndio com inflamáveis; os procedimentos em situações de emergência com inflamáveis; o Estudo da Norma Regulamentadora n.º 20; a Análise Preliminar de Perigos/Riscos: conceitos e exercícios práticos; a Permissão para Trabalho com Inflamáveis.

Módulo II – parte prática, onde foi feita conforme a indicação da NR20 tratando na prática, no ambiente de trabalho dos conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis. Além desta atividade, os treinados fizeram a atividade prática de análise de risco no posto de combustível e apresentação aos demais alunos.


Fechar Menu