Apipa inicia implantação do Programa 5 S na Fazenda Progresso do Núcleo de Sebastião Leal (PI)

O Programa 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean que ajudará as Unidades Produtivas a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.
A proposta do 5s é justamente de reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional das organizações.

O aprendizado e a prática do 5s para os cotonicultores irá proporcionar a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional dos cotonicultores, onde permitirá desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade. O Programa será desenvolvido nas seguintes etapas:

  1. Diagnostico das áreas;
  2. Sensibilização das pessoas estratégicas;
  3. Formação do comitê do 5S;
  4. Treinamento do restante da equipe;
  5. Preparativos para o Lançamento do 5S;
  6. Planejamento das Auditorias;
  7. Divulgação dos resultados de metas;
  8. Sistema de reconhecimento;
  9. Manutenção do Programa 5S.

A carga horária prevista para implantação do programa é de 160horas. O SENAI será o órgão facilitador do Programa na propriedade.

Fechar Menu