APIPA conclui implantação do Programa 5S na Fazenda Progresso

Com o objetivo de implementar um processo de mudanças, atitudes e hábitos dos colaboradores, visando a melhoria contínua nos processos, produtos e no ambiente como um todo, a APIPA, em parceria com o SENAI – MA e, com o patrocínio do IBA – Instituto Brasileiro de Algodão, implantou com sucesso, o programa 5S na Fazenda Progresso, no período entre setembro de 2019 e março de 2020. A demanda veio da própria unidade produtora, que viu a necessidade de adotar novas medidas com o propósito de impulsionar a sua  produtividade e a sua competitividade. 

O Programa 5S é uma metodologia desenvolvida no Japão, no período da Segunda Guerra Mundial e é baseada em cinco sensos: senso de seleção; de organização; de limpeza; de conservação e de autodisciplina.

De acordo com Cinthya Ferreira, gerente de RH da Fazenda Progresso, “o Programa está ajudando na melhoria contínua da eficiência da empresa, bem como, na qualidade do ambiente de trabalho e contribuindo para uma gestão mais participativa, com o envolvimento de todos os colaboradores”, comentou.

A execução do programa foi realizada em 8 etapas descritas abaixo;

1. Sensibilização das pessoas estratégicas: Foi realizado o levantamento de nomes para a formação do Comitê do programa.

2. Formação do comitê do 5S: Foi realizada a formação do Comitê 5S.

3. Treinamento do restante da equipe: Elaboração do cronograma de implantação, capacitação de auditores.

4. Preparativos para o lançamento do 5S: Lançamento do programa, sensibilização com todos os colaboradores.

5. Planejamento das auditorias: “Mão na massa” para o Comitê! Foram montados os check lists para a área auditada.

6. Divulgação dos resultados de metas: Dia “D”, data em que todas as áreas se envolveram nas melhorias sugeridas pelos coordenadores e colaboradores.

7. Sistema de reconhecimento

8. Manutenção do Programa 5S. 

Nas demais unidades produtivas associadas à APIPA, a implantação do Programa 5S será realizada de acordo com o cronograma de cada uma delas.

Fechar Menu